meta data for this page
Configuração do Plano Detalhe
Antes de realizar a emissão de notas no sistema, caso a mesma venha a ter dados de ICMS, IPI, divisão de SCM/SVA, é necessário configurar previamente o plano detalhe com esse intuito.
Em Financeiro -> Cadastros -> Impostos - Planos é possível configurar determinados Planos de seu SGP para sigam um determinado detalhamento de divisão de valores na nota fiscal:
Ao criar um novo Plano Detalhe, é solicitado que sejam selecionados quais planos farão parte desse detalhamento, e em seguida siga para Itens, onde será configurado. Em Planos Detalhe Itens, é possível separar os valores de SCM do SVA, ou separar o valor emitido na nota 21/22 da nota de Débito, caso seja necessário segundo sua contabilidade.
Primeiramente, em serviço, selecione para criar um novo serviço no símbolo verde de "Mais", onde serão solicitados os dados de:
- Código -> ID de identificação, interno, desse serviço que será criado.
- Tipo -> A qual tipo (SCM/SVA, dentre outros) esse serviço criado fará menção.
- Descrição -> Por qual frase ou variável esse serviço será identificado na Discriminação de Serviços da Nota Fiscal 21/22.
- Valor -> Campo não obrigatório, valor padrão 0,00.
- Classificação -> Classificação de serviço prestado que será lido pelo validador (padrão 0104).
- Demais campos -> Demais campos não são obrigatórios para configuração no serviço, e serão considerados posteriormente na continuação do plano detalhe.
A continuação das configurações, posteriormente ao cadastro do serviço, se dão pelos seguintes campos:
- Serviço -> Serviço, previamente configurado, relacionado ao valor.
- Valor Fixo -> Define que esse valor do serviço será fixo, e não mudará a depender do título. (OBS: Notas geradas a partir desse plano detalhe, precisam ter um título com o mesmo valor total dos serviços do plano, ou ocorrerá erro)
- % do Item -> Valor do Serviço será baseado em x% do valor total do título ao qual será gerada a Nota Fiscal.
- Grupo Fiscal -> Atrela um Grupo Fiscal, previamente criado em Fiscal -> Cadastros -> Grupos Fiscais, para atrelar configurações à essa nota (como redução de base de cálculo, por exemplo).
- Tipo Doc. -> Define para que tipo de Nota esse serviço será gerado.
- Adicionar outro(a) Plano Detalhe Item -> Adiciona mais um serviço para esse plano detalhe, possibilitando separar em vários SCMs ou SCM/SVA.
Na aba Empresas, é possível atrelar as empresas que estarão aptas a gerar notas fiscais 21/22 com esse Plano Detalhe atrelado.