O financeiro no SGP é composto pelo cadastro do portador, sendo ele de um banco convencional ou gateway de pagamento, um ponto de recebimento específico para esse portador e uma gateway de pagamento, caso exista, para o mesmo.
Bancos Convencionais conseguem ser utilizados a partir do registro de títulos por Remessas Bancárias (CNAB240 ou CNAB400), e realizadas as baixas por Retornos Bancários, enquanto Gateways de Pagamento necessitam de integração API, com dados de token ou credenciais client e secret, para realizar tanto o registro quanto a baixa de títulos.
Alguns bancos convencionais disponibilizam, similarmente às gateways de pagamento, APIs para realizar o registro e, as vezes, baixa de títulos automática. Estarei listando à seguir quais bancos, bem como suas APIs caso existam, e gateways de pagamento realizamos integração no SGP.
A integração do Banco do Brasil utiliza o CNAB240 ou CNAB400, possui API 2.0 e é feita com as seguintes informações:
A API 2.0 permite o registro, baixa automáticos de títulos e também pode optar pela geração de PIX incluso nos títulos ou PIX Avulso, que pode ser criado para títulos de outros portadores também. Para realizar a integração da API 2.0, deve ser feita uma conta no website do Developers do Banco do Brasil, e posteriormente entrar em contato conosco para a geração das credenciais de Token, Client_ID e Client_Secret.
A integração do Santander utiliza por padrão o CNAB240, mas aceita o CNAB400 também por variável e código de transmissão, possui API 1.0 e é feita com as seguintes informações:
A API 1.0 permite apenas o registro de títulos, e pode ser ativado o PIX híbrido para esse registro também. Para que seja configurado, é necessário enviar o Certificado A1 de sua empresa para o Santander, para que eles lhe auxiliem na configuração do mesmo e seja atrelado na gateway API. Além disso, eles vão lhe informar o Código da Estação para definir na API.
A liquidação automática pode, também, ser configurada por uso de alguma VAN Bancária do próprio Santander. Quando a mesma tiver sido configurada pelo banco, podemos liga-la ao SGP por meio de uma VAN própria nossa.
A integração do Bradesco utiliza o padrão CNAB400 para remessas, mas aceita o CNAB240 com uso de uma variável, possui API 1.0, 2.0, PIX Avulso e VAN Bancária de liquidação automática nativa, e é feita com as seguintes informações:
A API 1.0 e a 2.0 permitem apenas o registro de títulos. Para que seja configurado, é necessário solicitar ao banco a liberação dos serviços de WebService. Após isso, integraremos a API utilizando o Certificado A1 de sua empresa. Para as integrações PIX e Van Bancária, recomendamos o contato com nosso setor de suporte para ser instruído dos dados de integração.
A integração do Sicoob utiliza por padrão o CNAB240 para remessas, possui a API SicoobNet, API 1.0 e a API V2, e é feita com as seguintes informações:
O Sicoob geralmente envia para o cliente uma Contra-Capa em Excel com todas essas informações listadas. Esse arquivo pode ser enviado para o suporte para que sua integração seja feita com mais segurança.
Para a API Sicoobnet, será necessário solicitar a liberação dos serviços de Comércio Eletrônico, o token para integração e o número do município informados pelo banco. Essa API permite apenas o registro automático dos títulos.
Para a API 1.0, será necessário informar ao Sicoob a URL de notificação para baixa de títulos de seu SGP, seguindo o padrão LinkDeSeuSGP/ws/sicoob/notificacao, onde eles lhe retornarão os dados de Basic, Consumer Key e Consumer Secret.
Para a API V2, é possível realizar todos os trâmites da API 1.0, porém trabalha num ambiente bem mais atualizado da Sicoob, e não precisa realizar o processo de autorização da API, pois o mesmo é realizado com o Certificado A1 da empresa. Além disso, também permite a geração de PIX avulso nas cobranças. Para essa integração, basta que o provedor já possua uma conta no website Developers, e um Certificado A1 gerado e autenticado por uma autoridade certificadora (ICP Brasil) que será necessário na confecção da aplicação.
A integração do Sicredi utiliza normalmente ambos os CNABs (240 e 400) para remessas, possui API de Registro e Liquidação automática e API PIX Avulso disponível, e é feita com as seguintes informações:
Para a API, será necessário gerar um token de integração na plataforma do Sicredi, sendo o único dado necessário para a integração via API. Essa API realiza o registro e baixa automática de títulos. Para o PIX Avulso via API, é necessário um contato com nosso suporte, pois precisaremos passar algumas instruções.
A integração da Caixa Econômica utiliza o padrão CNAB240, possui API 1.0 disponível e é feita com as seguintes informações:
Para a API 1.0, é necessário solicitar apenas a liberação da funcionalidade do WebService ao banco, nenhum dado é necessário para integrar no SGP. Essa integração realiza o registro automático do título. Para liquidações automáticas, é possível atrelar nossa Van Bancária nativa com alguma Van Bancária própria do banco, para realizar esse trâmite.
A integração do Itaú utiliza o padrão de remessa CNAB400, possui API 1.0 disponível e é feita com as seguintes informações:
Para a API 1.0, serão necessárias 4 credenciais: Chave Itaú, Client ID, Client Secret e CNPJ do beneficiário da conta. A API realiza apenas o registro imediato dos títulos.
A integração do Banco do Nordeste utiliza o padrão de remessa CNAB400, não possui API disponível e pode ser feita com as seguintes informações:
A integração do BRB utiliza o padrão CNAB400 para as remessas, não possui API disponível e pode ser feita com as seguintes informações:
A integração do Safra utiliza o padrão CNAB400, possui API 1.0 disponível e pode ser feita com as seguintes informações:
Para a API 1.0, é necessário solicitar apenas a liberação da funcionalidade do WebService ao banco, com isso eles vão lhe informar os dados de ClientID, Username e Password. Essa integração realiza o registro automático do título.
A integração do Banese utiliza o padrão CNAB240, possui API 1.0 disponível e pode ser feita com as seguintes informações:
Para a API 1.0, é necessário solicitar apenas a liberação dos serviços de API para registro de títulos, e é feita a integração com os dados de Client ID e Client Secret. Essa integração realiza apenas o registro imediato de títulos.
A integração do Cresol utiliza o padrão CNAB240, não possui API disponibilizada no momento e pode ser feita com as seguintes informações:
A integração do banco Ailos utiliza o padrão CNAB240, não possui API disponibilizada no momento e pode ser feita com as seguintes informações:
Todas as integrações com gateways de pagamento são recomendadas que sejam feitas via AnyDesk conosco via suporte, pois algumas são necessárias a configuração de uma Rotina de baixa automática para que os títulos sejam corretamente baixados em sua base. Abaixo estaremos informando as gateways atualmente integráveis e quais serviços a mesma pode prover.
Ambas as integrações podem ser feitas, simultaneamente.
BoletoFacil:
Juno 2.0: